Os detalhes do projeto para revitalizar a orla do Guaíba, em Porto Alegre, foram apresentados na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro, pelo arquiteto Jaime Lerner, responsável pela proposta, para os servidores da prefeitura da capital gaúcha.
O redesenho da margem, cuja intenção é implantar um parque urbano 24 horas, deve ser totalmente concluído no final de 2013, segundo previsão otimista do prefeito José Fortunati.
A promessa de Fortunati é encaminhar a licitação para a construção ainda no primeiro semestre. Assim, os primeiros 1,5 mil metros de uma área total de 5,9 quilômetros - da Usina do Gasômetro até o Iate Clube Guaíba - podem entrar em obras até julho, conforme previsão divulgada pela prefeitura no início do mês. Concluída esta etapa, até o começo de 2013, a expectativa é de que a extensão restante seja licitada e implantada até o final do próximo ano.
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Apesar do projeto e da estimativa de prazos, a prefeitura ainda não definiu os custos das obras. A primeira etapa, segundo o prefeito, estaria garantida por meio de recursos próprios. Os 4,4 quilômetros restantes dependeriam de novas verbas. "Depois, teremos que buscar recursos para continuar a obra. Mas, é um projeto sóbrio, que não sai muito caro", declarou Fortunati.
Um parque 24 horas A principal novidade detalhada pelo arquiteto paranaense nesta quarta-feira é sistema especial de iluminação. A ideia, de acordo com Lerner, é atrair frequentadores também à noite - depois do famoso pôr-do-sol porto-alegrense. O projeto prevê um sistema de postes de 18 metros de altura, inclinados sobre a orla e equipados com lâmpadas LED destinadas a fornecer luz suficiente para permitir o lazer e a prática de atividades no período noturno.
"O investimento em iluminação é uma das partes mais importantes da revitalização da orla, porque aumenta a segurança", afirmou Fortunati. O parque ainda terá uma nova calçada, ciclovia, bares, quiosques renovados e uma escadaria destinada a servir de meio de acesso e arquibancada para contemplar o pôr-do-sol.
A reunião desta quarta serviu para o arquiteto - o mesmo responsável pelo projeto do Cais do Porto - apresentar detalhes, tirar dúvidas de técnicos do município e assim agilizar a liberação de licenças necessárias para o início das obras.
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